

A Associação Instituto Ana Paula Moreno, fundada em 03 de outubro de 2009, com sede e foro na cidade de Carapicuiba do Estado de São Paulo, é um associação de direito privado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional e educacional, sem cunho político ou partidário criada com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigem. Sua história e missão carregam o fardo da dor da ausência e se justificam pelo desejo do reencontro.
Ana Paula Moreno, que é a homenageada com o nome da Associação, desapareceu no ano de 2009 a caminho do seu trabalho. Sua mãe, familiares e amigos vivem a ausência e a esperança diária de um reencontro e sendo assim, transformaram a dor da ausência e a esperança de um reencontro, em trabalho social comunitário a todos aqueles que vivenciam o desaparecimento.
Sandra Moreno, a mãe de Ana Paula, passou a auxiliar diversas famílias de todo o Brasil na divulgação do desaparecimento de pessoas, assim como no acesso à direitos sociais. É autora do Projeto de Iniciativa Popular pela Pessoa Desaparecida e sentiu-se impelida a lutar não só por sua filha, mas por todos aqueles que tem o direito da convivência familiar violado, entendendo como familiar, não só aqueles que possuem laços sanguíneos, mas principalmente os laços afetivos.
Nesse sentido o Instituto IMPAR avança na implementação de políticas públicas voltadas ao desaparecimento de pessoas no Brasil, frequentemente negligenciada pelos setores governamentais. Através de equipe capacitada de profissionais promove o atendimento aos familiares de pessoas desaparecidas, dando suporte social, jurídico e psicológico, apoio na divulgação do desaparecimento e no fortalecimento de redes ao enfrentamento ao desaparecimento, incitando concomitantemente políticas governamentais para o setor.
OBJETO SOCIAL
Defesa dos Direitos Sociais
MISSÃO
Atender famílias vitimizadas pelo desaparecimento de pessoas, promovendo acesso aos direitos sociais, incitando políticas governamentais para o setor e facilitando o reconhecimento pela população desta grave violação de direitos humanos.
VISÃO
Integrar uma política pública nacional de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas que seja operante, reconhecida e amplamente divulgada baseada em princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação social.
VALORES
Os valores da Associação Instituto IMPAR são todos aqueles descritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. No entanto, destacamos aqueles que melhor delimitam a atuação desta Instituição:
- O direito à vida;
- À dignidade humana;
- À convivência familiar e comunitária;
- À participação social;
- À liberdade de expressão;